Nesta terça-feira (31), segundo fontes do site Ilhéus 24h, foi confirmado que o ano letivo presencial em Ilhéus será encerrado mais cedo do que o previsto, em 30 de novembro, provocando incerteza e preocupação entre educadores e a comunidade em geral.
A decisão de antecipar o encerramento das aulas, originalmente previstas para 22 de dezembro, conforme o calendário letivo de 2023, foi justificada, segundo as mesmas fontes, como uma manobra do governo municipal para diminuir os pagamentos salariais, bem como, o décimo terceiro.
Além disso, parte das escolas municipais estão passando por reformas, enquanto professores estatutários e celetistas aderiram ao Programa de Desligamento Voluntário (PDV), cujas adesões encerraram em 21 de outubro.
Para cumprir a carga horária de dezembro, os alunos receberão um roteiro de atividades, cuja formatação é autorizada oficialmente pelo governo federal, seguindo o modelo de ensino adotado durante a pandemia.
Enquanto a situação continua a se desenrolar, espera-se que medidas sejam implementadas para mitigar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes e suas famílias, garantindo a continuidade do ensino e o acesso igualitário à educação de qualidade.