ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

EM CERIMÔNIA, PELO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, LULA ASSINA DECRETOS E ANUNCIA LEIS DE IGUALDADE DE GÊNERO

Foto: Ricardo Stuckert.

Ontem (08), no Dia Internacional da Mulher, o governo brasileiro anunciou uma série de medidas para promover a igualdade de gênero e o combate à violência contra a mulher. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou a importância dessas políticas públicas em seu discurso:

“O respeito às mulheres é inegociável em todas as esferas do governo. O Brasil voltou e é preciso acrescentar: o Brasil voltou e precisa de todas e todos. Tenho certeza que contaremos com vocês na reconstrução de um país mais justo, menos desigual e mais inclusivo.”

Entre as medidas anunciadas estão a equiparação salarial entre homens e mulheres, com medidas para tornar as empresas mais transparentes e combater a discriminação salarial. Além disso, o governo prometeu garantir a oferta de absorventes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a população abaixo da linha da pobreza e investir R$ 372 milhões na implantação de 40 unidades da Casa da Mulher Brasileira.

Outra iniciativa é a regulamentação da cota de 8% da mão de obra para mulheres vítimas de violência em contratações públicas na administração federal direta, autarquias e fundações. O governo também anunciou a criação de uma política de enfrentamento ao assédio sexual e moral e discriminação na administração pública federal.

Além disso, foi criado o Dia Nacional Marielle Franco, lembrado a cada 14 de março, data em que a vereadora Marielle Franco, da cidade do Rio de Janeiro, e o motorista Anderson Gomes foram assassinados. A ação visa conscientizar contra a violência política de gênero e de raça.