A Secretaria de Educação (Seduc) realiza a partir desta quinta-feira (10) mais uma edição do Festival de Talentos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As apresentações acontecem no Teatro Municipal de Ilhéus e integram programação especial montada em homenagem ao escritor Jorge Amado, que se estivesse vivo completaria 111 anos no dia 10 de agosto.
Sob o tema, “Ilhéus: cultivando os Talentos da Nossa Terra”, o projeto visa celebrar as grandezas e riquezas da cidade, promovendo a valorização da história e comunidade local, bem como estimular a integração dos estudantes por meio de expressões artísticas pertencentes às manifestações culturais da coletividade que estejam presentes no cotidiano dos ilheenses.
O Festival de Talentos envolve cerca de 7 mil alunos dos Anos Finais e 900 da EJA, regularmente matriculados nas escolas da rede municipal de educação da sede e do campo.
A iniciativa objetiva ainda interagir com a juventude, por intermédio das linguagens artísticas; favorecer a elevação da autoestima do estudante; explorar o potencial educativo, estimulando a criação de obras de arte; promover um ambiente educacional prazeroso; revelar novos talentos e proporcionar aos estudantes a expressão e a comunicação em artes, mantendo uma atitude de busca pessoal.
A participação é aberta apenas para alunos da EJA I e II, que se apresentarão na quinta-feira (10), e dos Anos finais – Fundamental II, que subirão ao palco na sexta-feira (11). Cada escola ficou responsável por fazer sua etapa seletiva internamente. As unidades puderam inscrever todas as modalidades artísticas por etapa/modalidade de ensino.
As apresentações podem ser individuais ou coletivas e compreendem as seguintes modalidades: Dança, Música, Audiovisual e Literatura.
Programação
– 10/08 (quinta-feira), das 18h às 22h (estudantes da EJA I e II);
– 11/08 (sexta-feira), das 8h às 12h e das 13h30 às 17h (estudantes dos Anos Finais – Fundamental II)