Com um serviço considerado pela população como muitíssimo aquém do esperado, além das caras contas de luz, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) foi a empresa que mais recebeu reclamações, em 2021, no Procon.
Líder disparada no ranking, as queixas dobraram de número esse ano, com crescimento de 83%, de acordo com dados do Procon – 1.655 contra 903 reclamações, entre 1º de janeiro a 30 de outubro.
De acordo com os números, as principais queixas dos consumidores são a cobrança indevida ou abusiva (1.060), seguido de serviço não fornecido (102) e dúvida sobre cobrança (93). No site Reclame.aqui, as queixas em relação à companhia também aumentaram. De janeiro a outubro de 2020 para o mesmo período de 2021, a Coelba recebeu 14,5% mais reclamações. Só nos últimos 12 meses, foram 4.712 ocorrências, quase metade (44,3%) do total recebido nos últimos três anos.
RESPOSTA NEOENERGIA COELBA: A Neoenergia Coelba esclarece que o ranking divulgado pelo Procon Bahia tem como referência números absolutos, sem considerar a quantidade de clientes atendidos e a procedência das reclamações. A companhia destaca que o volume de reclamações registradas pelo órgão em 2021 é 43% menor na comparação com 2019 (período pré-pandemia) e representa 0,026% do universo de mais de 6 milhões de consumidores. A Neoenergia Coelba se coloca à disposição.