ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

EMBASA DESISTE DE CONSTRUIR ELEVAÇÃO DE ESGOTO EM PRAÇA DO PONTAL, AFIRMA PRESERVA ILHÉUS

 

Imagem: Gidelzo Silva

De acordo com a entidade Preserva Ilhéus, a Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A.) desistiu de construir uma estação elevatória de esgoto na Praça João Batista, no Pontal, Zona Sul de Ilhéus. Ainda segundo a entidade ambiental, a decisão foi comunicada nesta quarta-feira (28), durante Audiência de Conciliação. Após dois anos de embargo por conta de uma ação judicial que o coletivo Preserva Ilhéus entrou, com ajuda de pesquisadores, arquitetos e voluntários, a empresa baiana desistiu da construção no local.

Segundo o Preserva Ilhéus, a elevação de esgoto será construída ao redor de um terreno que pertence ao município. As estações elevatórias servirão ao novo sistema de esgotamento da zona sul de Ilhéus.

Em 2021, o Ministério Público da Bahia propôs uma ação civil pública contra a Embasa e o município. O MP-BA exigiu por meio de limitar, que a Embasa fosse proibida de construir as estações elevatórias no local. O MP-BA também solicitou que o Município fosse impedido de emitir qualquer documentação que autorize a Embasa a construir Estação Elevatória em praças públicas.

O processo ainda não se encerrou, a empresa Baiana ainda pretende construir uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE) na Praça Mãe Laura, na comunidade de Nova Brasília, na zona sul de Ilhéus.

“A luta ainda não acabou, continuamos vigilantes e agradecemos a mobilização de cada um dos voluntários empenhados em proteger esse espaço que é público e de convivência!” Frisou uma das voluntárias do Coletivo Preserva Ilhéus.