ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

EMBASA ESCLARECE QUEIXAS: “A CULPA” É DOS PRÓPRIOS MORADORES

 

O extravasamento de esgoto no Loteamento Jardim Tropical na última segunda-feira, 25 de abril, bairro Nossa Senhora da Vitória, ocorreu em área já atendida pelo sistema de esgotamento sanitário. No entanto, a rede principal, responsável pelo transporte de cerca de 90% dos efluentes da zona sul de Ilhéus, teve o escoamento impedido pelos próprios moradores do local, com a obstrução por entulho, asfalto, concreto, pedras e até pneus.

Em relação às reclamações veiculadas nesta quinta-feira (28 de abril), trata-se de área ainda com sistema sem operacionalidade e cujos moradores realizaram ligações não autorizadas (clandestinas) pela Embasa, provocando o acúmulo de esgoto no interior das redes, além de extravasamentos e retorno para os imóveis.

A Embasa esclarece que somente após a conclusão da obra e da interligação dessa rede ao restante do sistema de esgotamento sanitário, os moradores serão notificados para realizar a ligação dos imóveis. Além disso, como os moradores não foram notificados para interligar os imóveis à rede coletora de esgoto, não há cobrança da tarifa de esgoto na área.

Os moradores podem obter mais informações sobre a obra de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Pontal e orientações sobre o uso da rede de esgoto pelo telefone (73) 98158-8118.