No início da manhã da terça-feira, (16), um grupo de moradores do bairro Teotônio Vilela, em Ilhéus, interditaram uma das vias de acesso à localidade, em protesto contra a falta de saneamento básico, e reivindicaram que a Embasa ou a Prefeitura realizasse intervenções urgentes no esgoto local.
Nesta quarta-feira, (17), em contato com a redação do site Ilhéus 24H, a Embasa informou que não tem rede coletora de esgotamento sanitário na entrada do bairro Teotônio Vilela, em Ilhéus. A rede existente no local é fruto de uma obra realizada há alguns anos pela prefeitura do município com recursos federais e que não foi concluída.
A Embasa informou ainda que, desde setembro do ano passado, comunicou à prefeitura de Ilhéus a necessidade da conclusão dos serviços, que incluiria duas estações elevatórias e uma rede de recalque para interligação ao sistema de esgotamento sanitário já existente no bairro. No ofício, é ressaltado o ganho ambiental, já que o esgoto coletado é lançado sem tratamento no meio ambiente, o benefício para 582 famílias, num total de 1.746 habitantes, melhorando os indicadores de saúde e melhorando a qualidade de vida da comunidade.