O Ilhéus 24H repercutiu AQUI as reclamações de alguns moradores da rua David Maia, no Pontal, em relação a casos onde o esgoto domiciliar estava retornando às casas, através dos ralos. Também foi relatada situação ocorrida na avenida Canavieiras, onde a fedentina causada por um derramamento de esgoto no local vem causando bastante incômodos aos moradores e transeuntes.
Em resposta ao caso do Pontal, a Embasa afirma que o problema é resultante de ligações clandestinas da rede interna de esgoto dos imóveis na rede de drenagem de águas de chuva. Segundo a empresa, a rede de esgotamento sanitário, como parte da obra de segunda etapa da ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Ilhéus, ainda está sendo implementada.
“Enquanto a rede não é finalizada, os moradores devem destinar o esgoto gerado em suas residências por meio de soluções admitidas pela legislação vigente, como fossas sépticas e sumidouros”, esclarece.
AVENIDA CANAVIEIRAS – Já em relação ao caso apontado na avenida Canavieiras, a Embasa afirma que trata-se, na verdade, de um minadouro, cujas águas devem ser coletadas pela rede de drenagem pluvial, equipamento cuja operação não é de sua responsabilidade.