O presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Roberto José, conseguiu duas emendas parlamentares que serão destinadas à cultura itabunense. O feito foi conquistado em uma reunião no último final de semana em Feira de Santana, com o Deputado Federal Fernando Torres (PSD). A reunião foi articulada pela Deputada Estadual Ângela Souza (PSD) e Pastor Tony Coelho, Presidente do PSD de Itabuna.
Na reunião, o professor Roberto José expôs sobre a importância de Itabuna e de sua cultura no contexto da Região Sul Baiana e apresentou projetos culturais, como o PAI (Programa de Arte Itinerante), que será lançado sexta-feira, 6, tendo como desdobramento um caminhão baú palco itinerante, que ajudará a fomentar a arte e cultura em todo o município, além do projeto CINE TEATRO DA FICC, cuja proposta é a construção de duas salas, cada uma para 110 pessoas, uma de teatro e a outra de cinema, no Espaço Cultural Josué Brandão.
Fernando Torres ficou indignado por saber que uma cidade do porte de Itabuna não tem um cinema ou teatro e sinalizou com duas emendas parlamentares, no valor total de um milhão de reais, para implantação dos projetos mencionados. Torres disse se sentir honrado com a possibilidade de participar desse momento de revolução cultural de Itabuna, com projetos pioneiros no campo da cultura itabunense.
O deputado garantiu que a primeira emenda já estará disponível no primeiro semestre de 2014, para o CAMINHÃO BAÚ CULTURAL. Já a segunda emenda para o CINE TEATRO DA FICC será disponibilizada no segundo semestre do ano que vem.