Uma comissão composta por empresários e um representante da câmara de vereadores de Itabuna, visitou essa semana as instalações do aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, para constatar o que seria necessário para que o terminal seja reaberto.
Até o final do mês de agosto está prevista a visita de um técnico do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), que fará um levantamento topográfico da estrutura, para a avaliação final da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O aeroporto de Itabuna possui pista com 1.522 metros de comprimento, por 30 metros de largura, em concreto armado, com 11 hangares, uma estação de passageiros e uma torre de controle. No entanto, durante a visita ao aeroporto, os empresários constataram que a estrutura vem sendo utilizada para a prática de auto escola, depósito de objetos e demais serviços. Além disso, foi registrada a presença de residências nas proximidades do aeroporto, mato na pista e muro quebrado, que serão avaliados por um técnico do Derba.
O aeroporto foi inaugurado em 1947, e no ano de 1980, passou por uma reforma geral, quando foi dotado de uma estrutura capaz de receber aeronaves de grande porte, que funcionou de modo ineficiente. De acordo com o comandante Francisco de Assis, administrador do terminal em 1991, o fato ocasionou o cancelamento pela Anac, do funcionamento do aeroporto em 2004.