As demandas e as principais atividades da saúde pública de Ilhéus foram debatidas nesta quinta-feira (16), durante o segundo encontro temático do Comitê Estratégico Ilhéus Sustentável (CEIS), realizado no plenário da Câmara Municipal. O evento contou com a participação do secretário Geraldo Magela, que discutiu o plano de metas da Saúde com servidores públicos, gestores e representantes da sociedade civil.
O evento integra a agenda da Campanha do Plano de Metas Participativo da Gestão 2017-2020 do Município, que envolve os gestores vinculados aos poderes Executivo e Legislativo, com a participação dos membros dos conselhos municipais de políticas públicas, que representam o controle social. No encontro, o secretário Geraldo Magela apresentou um diagnóstico sobre as ações desenvolvidas na rede de saúde pública do município e as sete principais metas para o setor.
Segundo ele, os objetivos são promover a reestruturação da rede de saúde, garantir a modernização da central de regulação, ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais, elaborar o plano de atenção básica em saúde, estruturar e ampliar a atenção básica em saúde a cada ano, conforme as prioridades definidas. Também inclui um conjunto de medidas capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos, através da vigilância à saúde e a elaboração, junto ao governo estadual, de soluções mais adequadas para os atendimentos de média e alta complexidade, de modo articulado com o plano de mobilidade e acessibilidade do município e seus programas de apoio social.
Também participaram do debate o secretário de Governo, Gil Gomes; controlador-geral, Alex Santos de Souza; presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rafael Santos; representante do Conselho Comunitário de Segurança da Zona Sul, Odailson Aranha, e a presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Socorro Mendonça, entre outros, tendo como mediadora a coordenadora dos postos de saúde, enfermeira Cláudia Patrícia.
Desafios – O secretário Magela falou sobre alguns índices de referência em saúde no município e afirmou que já está tomando providências para enfrentar desafios relacionados à mortalidade materno-infantil, à questão da tuberculose, hanseníase (zoonoses), ampliação da rede de atenção básica, a melhoria na qualidade do atendimento e o processo de humanização, que são determinações do prefeito Mário Alexandre. “Então, nós estamos trabalhando e esse seminário vem nos auxiliar no processo de reconstrução e reordenamento do sistema de saúde de Ilhéus”, afirmou.