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ENEM 2020: ANÁLISE DO TEMA DA REDAÇÃO COM A PROFA. DULCE GOMES

“O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira“.

A saúde mental foi um tema, frequentemente, discutido no âmbito escolar, nas mídias, nas redes sociais e também dos lares brasileiros. Inclusive, foi a aposta da maioria dos professores de redação nos anos anteriores. Sendo Assim, facilitou muito aos alunos, escrever sobre o que já se disseminava diante de um universo conhecido por eles, o que pareceu ser mais fácil na hora de discorrer sobre o assunto. No entanto, quando o tema é aberto, que é uma tendência do Enem, alguns aspectos deveriam ser abordados ao longo do texto com a preocupação de não fugir do tema. São eles:

– Entender quais eram as palavras-chave do tema: Estigma e doenças mentais (complementar) sociedade brasileira.

– Por se tratar de um tema aberto, era de extrema relevância, que o(a) candidato(a)compreendesse aos textos motivadores com o objetivo de saber direcionar o assunto e seus argumentos. IMPORTANTE: Esta dica serve para todos os temas.

Pronto! O candidato que abordou estes aspectos, já estava com meio caminho andado. No próprio texto motivador (texto II) da proposta já havia a origem da palavra estigma, por isso, bastava compreendê-la para ser usada no parágrafo introdutório. Mas, o fato dela ser uma das palavras-chave, não era necessário aplicá-la. O candidato poderia usar palavras sinônimas como: marca, preconceito, marginalização, indigno, desaprovação entre outras.

De acordo com a  literatura brasileira, pessoas que tinham algum tipo de transtorno mental eram estigmatizadas e brutalmente, excluídas do convívio social. Este seria um ponto de partida para contextualizar não só doenças mentais, como também, o conceito de doenças em geral, que a sociedade brasileira preconiza como incapaz, tirando o direito de igualdade do indivíduo na realização de qualquer tipo de ação e participação na sociedade. Portanto, o(a) aluno(a) que usou as palavras-chave atingiram notas mais altas na Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;

Na argumentação era importante que o aluno escrevesse sobre a causa de determinados estereótipos pejorativos difundidos na sociedade brasileira sobre problemas relacionados à saúde mental, ou seja, relatar que a falta de informação e o descaso faz com que a grande massa aja com preconceito e ignorância com estes indivíduos.

Seguem algumas sugestões argumentativas:

– Falta de discussão da família, no que diz respeito ao debate de doenças mentais, o que gera um vácuo na educação dos filhos, que fará esta geração repetir os mesmos comportamentos, refletindo negativamente na sociedade. (Talcon Persons e a reprodução de hábitos da família);

– minimização de problemas como a depressão, muitas vezes vistos sem seriedade; (aqui, o aluno poderia contextualizar com outras áreas de conhecimento como, por exemplo, literatura (2a geração Romântica) – Mal do século (uma geração que usava o escapismo como instrumento para fugir da realidade, citações de obras literárias, citações de Imannuel Kant que escreve o imperativo categórico que os indivíduos não devem ser avaliados como mercadorias que possuem valor, mas como pessoas que têm direito à dignidade, entre outros

– A valorização da “vida perfeita” que as redes sociais criou e o efeito que causa na vida das pessoas, visto que o texto motivador II aborda a padronização social, as dificuldades das interações e um grande fator para o crescimento do problema: as redes sociais, fator que também pode ser utilizado como tese.

Muitos participantes relataram o filme “Coringa”. Era uma boa referência ao tema, especialmente se a condução do texto levava às ausência de políticas públicas de saúde mental eficientes. . Além desse título, Holocausto Brasileiro (2013), foi muito usado entre os candidatos. Você poderia ter usado, também pensador: Michel Foucault, com a obra “História da loucura”;

Quanto a proposta de intervenção, depende muito do seu projeto de texto. Lembra? Para se escrever um bom texto, é necessário que o aluno escreva um projeto claro sobre quais serão os assuntos de relevância a serem desenvolvidos.

Lembrando que é muito importante ter cuidado com os direitos humanos e, principalmente, buscar interdisciplinaridade, além de agentes concretos para resolver o problema. Se você, por exemplo, citou a falta de informação sobre as doenças mentais, seria fundamental citar como agente a instituição Escola. Mas, o importante mesmo, era contemplar os 5 elementos obrigatórios. Se lembrou de todos, seguramente, garantiu os 200 pontos!