Com vistas à conservação e manutenção do patrimônio histórico e cultural de Ilhéus, as Secretarias Municipais da Cultura (Secult) e de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra) irão realizar intervenções nos equipamentos culturais da cidade. O serviço tem início pelo Teatro Municipal, que dará uma pausa na sua programação no período de 18 de dezembro a 18 de janeiro, para requalificação do sistema de segurança contra incêndios, a fim de atender as novas normas técnicas do corpo de bombeiros.
Também no teatro será feita a recuperação do forro de gesso do segundo piso da galeria e vistoria e manutenção do forro de madeira da plateia, bem como serviço de dedetização. “Vamos aproveitar o recesso natalino e as festas de fim de ano para adiantar as intervenções e voltar com a programação na segunda quinzena de janeiro”, informou o gestor cultural Pawlo Cidade.
Após o período do recadastramento biométrico – já que um dos núcleos de atendimento à população acontece naquele prédio – será a vez da Biblioteca Pública Adonias Filho passar por manutenção em diversas salas de atendimento. A Casa de Cultura Jorge Amado já está em recuperação de janelas, portas, piso e telhado a fim de evitar infiltrações e outros danos ao acervo e deverá ficar pronta até o dia 10 de dezembro.
A Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito será responsável também pela reforma dos auditórios Fernando Leite Mendes e o Sosígenes Costa. Ambos serão restaurados em parceria com a iniciativa privada para oferecer outras opções para artistas, produtores e parceiros que realizam exposições e reuniões.
“Os equipamentos culturais precisam passar por cuidados constantes, se você não troca uma torneira com vazamento, uma lâmpada queimada, não resolve uma infiltração, breve terá que fechar o equipamento para esperar uma licitação que demora em média 120 dias. Devemos cuidar do patrimônio como se fosse a nossa casa. Afinal, o que é de todos é nosso também,” destaca o gestor cultural Pawlo Cidade.
A Concha Acústica já está em reforma para abertura oficial no dia 15 de dezembro com grande show musical patrocinado pelo governo do estado e o Centro Cultural de Olivença também passará por reforma no telhado principal do anfiteatro e das salas de apoio. “A Cultura e o Turismo são atividades estratégicas que precisam ser cada vez mais aparelhadas para recebermos bem produtores culturais, visitantes e turistas”, afirmou o secretário de infraestrutura Hermano Fanning.