ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

ESCOLA PAULO FREIRE PROMOVE ATIVIDADES LÚDICAS PARA ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS EM ILHÉUS

“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”. A frase é do educador Paulo Freire. Personalidade que ainda hoje inspira alunos e professores da escola que leva o seu nome, no bairro Teotônio Vilela, em Ilhéus. Durante os dias 24 e 25, terça e quarta-feiras, uma convicção torna-se ainda mais forte entre os estudantes do ensino básico da instituição que este ano completa três décadas de atividades: soletrar palavras é promover uma disposição para a leitura. E é, de fato, ensinar e aprender.

O Campeonato Soletrando, desenvolvido na escola, é uma ação que advém de uma série de atividades que foram desenvolvidas durante todo ano, com objetivo principal de garantir a alfabetização e letramento no Ciclo de Alfabetização. “Quando chegamos aqui no inicio do ano, nos deparamos com crianças do ciclo e as que estão saindo deste ciclo com um déficit na alfabetização, então a prioridade foi realizar ações que envolvessem a apropriação de escrita alfabética”, disse Viviane de Castro, coordenadora da escola, mantida pela Prefeitura de Ilhéus.

Trata-se de uma atividade lúdica, com o objetivo de alfabetizar os alunos do 1º  e 2º anos e aprimorar o aprendizado dos alunos do 3ª  e 4ª anos, de uma forma mais prazerosa e interativa. “A motivação do campeonato se deu totalmente pela vontade e necessidade de promover uma disposição para a leitura e a escrita, para que os alunos vejam ler e escrever como prazer e entretenimento.”, ressaltou a diretora da escola, Sinai Lima.

“Eu estudei as palavras na sala de aula e em casa e estou muito feliz de ter me saído vencedor” comemora o aluno Pedro Henrique Freitas, de 7 anos, ganhador do campeonato na turma do 2ª ano. O próximo passo até o fim do ano letivo é realizar um acompanhamento sistemático individual e fazer uma coletânea de produções textuais que os alunos desenvolveram ao longo do ano.