ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

ESPETÁCULO DE DANÇA AFRO “KIANGA” ESTREIA HOJE

Clique no banner para ampliá-lo.
Clique no banner para ampliá-lo.

Estreia nesta terça-feira (06), as 20h, na Tenda Teatro Popular de Ilhéus, situada na avenida Soares Lopes, o espetáculo de dança afro “Kianga: Arte, Religião e Identidade no Território Litoral Sul da Bahia”.

O espetáculo, que será apresentado durante todas as quartas e quintas-feiras do mês de janeiro de 2015, traz a temática das manifestações religiosas características dos terreiros de nação Angola matriz bantu (inkises) e ameríndia (caboclos) do território Litoral Sul da Bahia, mediante a interpretação de suas danças, cânticos e zuelas, com seus ritmos percussivos tradicionais.

As coreografias são frutos do trabalho de pesquisas com tatas e macotas da comunidade do terreiro Matamba Tombenci Neto de Ilhéus, realizadas pelos bailarinos e músicos percussionistas que fazem parte do projeto.

O objetivo foi construir coletivamente uma abordagem dos temas norteadores do processo criativo do espetáculo, tendo a participação efetiva dos membros do corpo de balé afro Dilazenze, e contou com a colaboração aos diretores e coreógrafos do grupo.

A montagem foi iniciada com a realização de uma oficina composta por três módulos temáticos: I- Dança, II- Cenografia, III e Canto, com o intuito de transmitir conhecimentos técnicos para os membros do espetáculo.

Através de um trabalho inédito na Bahia, o Kianga busca a preservação, valorização e o reconhecimento das manifestações religiosas características dos terreiros de nação Angola em fusão com a tradição ameríndia, apresentando os caboclos, como raizeiros conhecedores dos poderes sagrados das plantas e ervas medicinais, e sua luta pela preservação da natureza, no cultivo da lavoura, e a labuta com o gado pelos caboclos do sertão, além de mostrar o papel social da dança na construção da identidade e da cidadania, contribuindo com o processo de reconhecimento e valorização da cultura afro brasileira.