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FALTA DE COENSINO EM ESCOLA MUNICIPAL PREJUDICA APRENDIZADO DE CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA

A falta de inclusão no sistema de ensino é um dos principais desafios enfrentados por crianças com necessidades especiais. Em Ilhéus, a realidade não é diferente. Por conta da ausência de um coensino, uma criança cadeirante ficou impossibilitada de frequentar as aulas na Escola Municipal Pequeno Davi, no Parque Infantil. O caso foi publicado nas redes sociais da mãe do pequeno, na manhã desta quarta-feira (24).

Segundo Leandra, mãe da criança, todas as vezes que o coensino da instituição falta o seu filho tem que voltar para casa. Os pais não têm outra saída a não ser levar o filho para casa, o que gera perdas pedagógicas, muitas vezes, irrecuperáveis.

O coensino ou ensino colaborativo é um tipo de prestação de serviço e apoio no qual um professor do ensino comum e um professor especializado dividem a responsabilidade de planejar, instruir e avaliar o ensino dado a um estudante.

“Ele está indo triste para casa depois de ver os coleguinhas. Estamos indo para casa porque não tem ninguém na diretoria, portaria, faxineiro, não existe ninguém aqui na escola que possa estar ajudando meu filho a usar o banheiro. A diretoria tem bastante gente? Tem. Mas ninguém pode ajudar, cada um tem sua função. E eles não levantariam para levar meu filho ao banheiro. Então ele vai voltar pra casa porque não tem ninguém para ajuda-lo a fazer xixi.” Disse a mãe da criança.

Leandra ainda ressaltou o déficit de profissionais no município capacitados na área. “Está todo mundo se virando sozinho nas escolas, não é só nessa. Meu filho não vai sofrer por falta de gestão.” Enfatizou. Segundo ela, providências serão tomadas junto ao Ministério Público (MP).

Direito garantido por lei – Uma vez comprovada a condição especial de uma criança, é necessário a contratação de monitor pedagógico ou assistente terapêutico no ambiente escolar, em sala de aula regular, tal como determinado no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015)

“Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem”.

O espaço do Ilhéus 24h está aberto caso a Secretaria de Educação (Seduc) queira se manifestar.