Nesta quarta-feira (26), um vídeo enviado por um leitor ao site Ilhéus 24h revelou a presença de uma família de mico-leão-da-cara-dourada próximo à rodovia BA-001, entre Ilhéus e Olivença. As imagens mostram os pequenos primatas à beira da pista em busca de alimento, expondo-se ao perigo do tráfego rodoviário.
O Ilhéus 24h entrou em contato com Leonardo de Carvalho Oliveira, pesquisador e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade da UESC, além de Diretor Científico do Bicho do Mato Instituto de Pesquisa, para confirmar a identificação da espécie. Leonardo tem estudado essa espécie desde 2006, sendo uma autoridade no assunto.
Na região sul de Ilhéus, construções de infraestrutura e projetos imobiliários estão causando impactos significativos no habitat dos animais e espécies da Mata Atlântica. Por isso, é necessário tomar medidas de proteção urgentes para evitar danos irreparáveis à diversidade biológica da região.
É crucial que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e outros órgãos competentes sejam alertados imediatamente. Todos os cidadãos são chamados a cooperar, evitando contato direto, alimentação ou qualquer forma de interferência que possa prejudicar essas espécies vulneráveis. Tudo isso em conformidade com a Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).
Confira o vídeo:
Ver essa foto no Instagram