ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

FESTIVAL DE TALENTOS DA REDE MUNICIPAL DE ILHÉUS REVISTA VIDA E OBRA DE JORGE AMADOFESTIVAL DE TALENTOS DA REDE MUNICIPAL DE ILHÉUS REVISTA VIDA E OBRA DE JORGE AMADO

Na noite da última quinta-feira (10), o Teatro Municipal de Ilhéus foi palco da abertura do Festival de Talentos, projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação (Seduc) que visa apresentar o potencial dos estudantes matriculados na rede municipal de ensino. Chegando à sua 7ª edição, o evento homenageou Jorge Amado, que se vivo estivesse teria completado 111 anos. As atividades contam com o apoio da Secretaria de Cultura (Secult).

Dentro da programação “A gosto de Jorge”, as secretarias montaram uma grande festa em homenagem ao escritor, ícone da literatura brasileira. Os alunos da rede municipal mostraram todo o seu talento, com um passeio pela vida e obras do autor. A plateia lotou o espaço para assistir às diversas apresentações dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A festa continua nesta sexta-feira (11), com a apresentação dos alunos do Fundamental II (Anos Finais). A animação contagiou o público, entre peças teatrais, dança e musicais, envolvendo as obras de Jorge Amado e evidenciando a alegria da cultura ilheense e de toda a região. Dentre as participantes estava Luna Alves, estudante do 8º ano da Escola Municipal Themístocles Andrade, que em um misto de alegria e ansiedade, demonstrou toda a empolgação de subir no palco.

“É muito divertido, estou muito feliz e grata pelo convite, mas com o coração saindo pela boca”, entre risos, confidenciou. Luna faz parte do coral da escola e, junto aos, apresentou a canção “Interior Ilhéus”, de Reizinho. Outra que se mostrou animada com a oportunidade foi Telma Sá, atriz e professora da rede.

Para ela um evento como este “deve acontecer mais vezes, pois a arte é uma maneira de ensinar. Você não só ensina um conteúdo. Você ensina convivência, ensina ética e moral, e sobretudo, ensina os jovens a abrir os horizontes”, comentou.

A professora Eliane Oliveira, titular da Seduc, contou que as atividades são apresentadas e programadas na Jornada Pedagógica. A secretária também parabenizou os alunos e participantes pela dedicação, além de evidenciar a importância do trabalho conjunto.

“O Festival de Talentos acaba envolvendo todos os 21 mil alunos da rede pública, entre EJA e os anos finais da Educação Básica. Essa parceria com a Secretaria de Cultura torna-se perfeita, principalmente quando tratamos dos 111 anos de Jorge Amado. Os nossos alunos e suas famílias puderam revisitar a obra do escritor, descobrindo por eles quem foi Jorge e a sua importância para a nossa cultura”.

A programação do “A gosto de Jorge” continua com muita coisa boa ao longo do mês. “O processo de formação cultural está na Educação. É uma alegria ver o teatro cheio para um evento que resgata a história e a cultura de Ilhéus, ainda mais quando podemos ver uma festa linda para homenagear o nosso Jorge Amado. Este é um projeto da atual gestão, com foco na recuperação do setor cultural, que foi muito prejudicado por conta da pandemia”, enfatizou Geraldo Magela, titular da Secult.