ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

FESTIVAL LITERÁRIO VALORIZA ESCRITORES E A LEITURA NO SUL DA BAHIA

Divulgação

O Festival Literário Sul-Bahia (Flisba), com tema “Primavera Literária”, será realizado entre os dias 24 e 26 de setembro por meio do Facebook e do Youtube no perfil: @flisba. Trata-se da primeira experiência virtual do gênero no estado da Bahia. O evento é  gratuito e está aberto ao público em geral.

Para o professor Ramayana Vargens, o “FLISBA é o início de uma integração que demonstra a força da união regional na defesa e na promoção da Cultura no sul da Bahia. Um movimento espontâneo que nasce da necessidade comum de afirmarmos nossa identidade cultural regional e, ao mesmo tempo, nos unirmos para ampliarmos as vozes de nossas artes no mundo.”

Os  escritores homenageados  do FLISBA são Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto.  O evento também presta uma homenagem ao Teatro Popular de Ilhéus, que tem buscado permanecer ativo na cena teatral baiana.

As pessoas que vão participar do FLISBA e precisam de certificação para fins de comprovação acadêmica, poderão fazer a inscrição pelo link: https://www.sympla.com.br/flisba .

Além das mesas de debates com foco na literatura, temas variados sobre meio ambiente, produção literária, redes sociais e novas mídias estarão presentes na discussão. O FLISBA conta com atividades para o público infantojuvenil e terá também o Slam Sul Bahia – uma competição de poesia falada. 

Algumas obras  da artista plástica Jane Hilda Badaró também serão exibidas sob a curadoria de Anarleide Menezes. Haverá um sarau  com lançamento de livros,  apresentação do espetáculo “Teodorico Majestade – a última live de um prefeito”, do Teatro Popular de Ilhéus;  ainda no evento haverá a exibição do documentário  “Cacau para Sempre, da cineasta Raquel Rocha.  No encerramento do FLISBA, a dupla Silvano e Carla  e a banda Negras Perfumadas  colocam a música em ação. Toda a programação está disponível no Sympla e nas redes sociais do evento.

O evento é uma realização do Coletivo Flisba, grupo integrado por escritores e ativistas culturais do sul da Bahia.