O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso comentou um vídeo em que o deputado Eduardo Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, fala que ‘um soldado e um cabo fecham o STF’. A filmagem foi feita em julho, em um curso de Cascavel (PR).
No vídeo, disponível na internet, o deputado federal responde pergunta sobre uma hipotética possibilidade de ação do exército em caso de o STF impedir que o Bolsonaro assuma a Presidência.
“Aí já está caminhando para um estado de exceção. O STF vai ter que pagar para ver e aí vai ser ele contra nós. Se o STF quiser arguir qualquer coisa, sei lá, recebeu uma d oação ilegal de R$ 100 do José da Silva, pô. impugna a candidatura dele. Não acho improvável, não, mas aí vai ter que pagar pra ver. Será que vão ter essa força mesmo? … Se quiser fechar o STF, sabe o que você faz? Manda um soldado e um cabo”.
Fernando Henrique que em entrevista anterior não manifestou apoio a nenhum candidato, afirmou que país precisará ainda mais de defensores da democracia para evitar que o presidente eleito tente sair do “rumo constitucional”. O ex-presidente foi apenas um dos que se manifestaram contra as falas do filho de Bolsonaro neste final de semana.
As declarações do dep. E Bolsonaro merecem repudio dos democratas. Prega a ação direta, ameaça o STF. Não apoio chicanas contra os vencedores, mas estas
cruzaram a linha, cheiram a fascismo. Têm meu repúdio, como quaisquer outras, de qualquer partido, contra leis, a Constituição.— Fernando Henrique Cardoso (@FHC) October 21, 2018