A cidade de Itacaré, um dos principais itinerários turísticos da Bahia, vem ganhando destaque bastante negativo no Instagram. Isso, devido a destoante e descabida concentração de lixo em vias de acesso e redondezas de algumas das suas encantadoras praias. As denúncias estão sendo divulgadas na página “Itacaré Desconhecida”, e vem explicitando o descaso administrativo municipal, com a infeliz colaboração de pessoas que ajudam a emporcalhar a localidade.
Nas imagens, que retratam pequenos “lixões” na Praia da Costa, e Ribeira, os administradores do perfil denunciam, além da incompetência da prefeitura em lidar com a limpeza urbana, também a suposta ação criminosa de empresários cabaneiros, que descartam os dejetos em locais inadequados.
Na página também é denunciado supostos esquemas de extorsões protagonizados por flanelinhas, que atuam em estacionamentos improvisados nas proximidades das praias. Segundo a página, eles exploram os visitantes, e os orientam a estacionarem em locais totalmente inadequados.
Nas postagens, são marcados os perfis de autoridades políticas, meios de comunicação, órgãos de estado, Ministério Público, Marinha, Prefeitura e o Governo do Estado. Com isso, objetivando que a situação chegue o quanto antes aos seus conhecimentos, e possa ser resolvida o mais rápido possível.
“Empresários, autoridades, o lixo de vocês não pertence às praias da cidade”, alerta a página, mandando o recado para os supostos sujismundos, emporcalhadores das belezas naturais da cidade.