Governo da Bahia lança o programa ”Bahia Sem Fome”, cujo objetivo é garantir a segurança alimentar de quase 2 milhões de baianos em situação de insegurança alimentar e nutricional. A primeira etapa do programa consiste na arrecadação de alimentos, com a colaboração de órgãos públicos, iniciativa privada e sociedade civil organizada.
O programa será oficialmente lançado após a aprovação de Projeto de Lei que o Governo do Estado enviará para apreciação na Assembleia Legislativa da Bahia. A segunda etapa do programa abrangerá um público alvo maior e envolverá uma rede de equipamentos públicos e privados para o combate à fome.
A primeira ação do programa será uma mobilização permanente de arrecadação de alimentos em órgãos estaduais, escolas, postos do SAC, centros sociais urbanos, colégios e eventos apoiados pelo Estado, além de empresas e organizações da sociedade civil, que serão pontos de coleta de alimentos. Os itens arrecadados serão distribuídos em igrejas, terreiros, centros comunitários e educacionais, sedes de movimentos sociais, Organizações da Sociedade Civil, Centros de Referência de Assistência Social e Centros de Referência de Assistência Social.
O Governo do Estado também realizará eventos para promover a arrecadação de alimentos, como festivais regionais de música, eventos estudantis, na sala de cinema Walter da Silveira e espetáculos na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, a exemplo do Show Elas à Frente, que será realizado, na próxima terça-feira (28), e terá a cantora Daniela Mercury entre as atrações. A entrada do Show Elas à Frente será um quilo de alimento não perecível (exceto sal), que será revertido para o programa.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, apelou para que toda a sociedade colabore com as ações do programa e reconheça a humanidade de quem está em vulnerabilidade social. Durante o evento de lançamento, o governador realizou a entrega simbólica de cestas básicas para representantes de movimentos sociais, associações de quilombolas, indígenas, marisqueiras, pessoas em situação de rua, povos de terreiro, entre outros.
Além da arrecadação de alimentos, o programa Bahia Sem Fome também terá uma segunda ação, que consiste em uma busca ativa de pessoas em situação de vulnerabilidade social que necessitem de suporte para ter acesso à segurança alimentar e nutricional. Para isso, serão criados centros públicos de economia solidária e rede de equipamentos públicos e privados.