O governador Rui Costa anunciou nesta terça-feira (13), durante o programa Papo Correira, que sua gestão concluiu a licitação para a ampliação de sistema por videomonitoramento da Bahia. Segundo ele, inicialmente o sistema será instalado em cerca de 80 cidades do estado.
“Tive uma reunião com o secretário de Segurança Pública e com o Delegado-Chefe da Polícia Civil e vamos assinar o contrato para a grande licitação que fizemos sobre videomonitoramento. Eu já havia anunciado que iriamos ampliar a experiência que fizemos em Salvador para a Bahia toda. Nós concluímos a licitação e vamos assinar o contrato agora e já neste mês começamos a implantar as câmeras. Inicialmente, vamos implantar esse sistema em quase 80 cidades da Bahia. É o videomonitoramento para o reconhecimento de face, de placa de carros, de ambientes…são vários tipos de serviços”, disse Rui.
Rui também afirmou que autorizou a Secretaria de Administração do Estado (SAEB) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) a prepararem um concurso para a Polícia Civil para o segundo semestre deste ano. Apesar do concurso ser realizado, o chamamento dos aprovados só será a partir do ano que vem, devido a Lei Federal que proíbe o aumento de gasto com pessoal devido à pandemia da Covid-19.
“Também discutimos sobre o número residual do concurso da Policia Civil e autorizei a chamar todo o número residual, além de autorizar a preparação do próximo concurso, para chamamento para o primeiro semestre do ano que vem, devido a lei federal. A Saeb e a SSP foram autorizadas a prepararem esse concurso para mil vagas para Polícia Civil. Serão 100 vagas para delegados, 100 para escrivãos e 800 para agentes da Policial Civil”, afirmou o governador.