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GOVERNO MÁRIO ALEXANDRE ELIMINA A FILA DE ATENDIMENTO PARA CADASTRO NO CADÚNICO

Atendimento humanizado facilita o acesso a programas sociais

Antes, cerca de 150 pessoas, em média, aguardavam auxílio. A lista foi “zerada” após a Secretaria de Desenvolvimento Social otimizar o suporte nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e implementar ações volantes nas sedes dos distritos, nas vilas e nos povoados.

Anteriormente, moradores de localidades distantes do Centro de Ilhéus, com direito a ingressar no CadÚnico, eram obrigados a se deslocar de suas comunidades para agendar atendimento nos CRAS.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social do município, Patrícia Behmann, com o novo sistema de cadastramento sob demanda, essa realidade foi transformada positivamente. O fim da fila, que por muito tempo era uma constante em Ilhéus, é celebrado como uma vitória do atendimento humanizado, característica da gestão Mário Alexandre.

O CadÚnico é a porta fundamental para garantir benefícios em programas sociais importantes, como, por exemplo:

ID Jovem (permite que jovens de 15 a 29 anos viajem pelo Brasil de graça ou com desconto nas passagens de ônibus);

Tarifas Sociais de energia elétrica e de água e esgoto (concedem descontos significativos nas faturas da Coelba e da Embasa);

Dignidade Menstrual (distribui absorventes íntimos nas farmácias conveniadas);

Protagonize (insere jovens do ensino médio em estágios remunerados do serviço público);

Bolsa Família (programa de transferência de renda que tem como objetivo combater a pobreza e a desigualdade).

Ilhéus possui 6 CRAS: Banco da Vitória; Salobrinho; Nossa Senhora da Vitória; Jardim Savoia; Teotônio Vilela.

Quando o prefeito Mário Alexandre assumiu o governo de Ilhéus, em 2017, dois CRAS estavam prestes a fechar devido à precariedade de suas instalações.

Hoje, tanto o CRAS Sul (bairro Nossa Senhora da Vitória) quanto o CRAS Norte (Jardim Savoia) funcionam com ótimas estruturas e oferecem serviços dignos à população.