ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

GOVERNO MÁRIO ALEXANDRE FORTALECEU O CMAE E INTENSIFICOU O CUIDADO COM GESTANTES DE ALTO RISCO

Antes de Mário Alexandre assumir, médico atendia gestantes na base do favor

A gravidez que gera riscos à gestante e ao bebê deixa a mulher ansiosa e tensa. Diante desse quadro, o atendimento humanizado com informações e procedimentos necessários é capaz de tranquilizar e garantir segurança às futuras mães.

Antes de o prefeito Mário Alexandre (PSD) assumir a prefeitura de Ilhéus, em janeiro de 2017, o Centro de Referência em Atendimento Especializado à Mulher (CMAE) funcionava de maneira precária, sem programas adequados de assistência.

O acompanhamento de gestantes com gravidez de alto risco acontecia “na base do favor” e dependia de um médico gentilmente cedido pelo Governo Federal, uma vez que o município não contratava profissionais especializados.

A prevenção ao câncer de colo de útero oferecia apenas o exame preventivo ginecológico, sem os demais procedimentos indispensáveis.

Na gestão do prefeito Mário Alexandre o CMAE oferece: colposcopia; biópsia; cauterização de colo uterino e inserção de DIU (dispositivo intrauterino). Outra ação importante foi a disponibilização de ultrassonografias para as gestantes, incluindo exames com doppler, morfológicos e obstétricos.

Em média, 60 gestantes são atendidas por semana no CMAE.

O cuidado com a mulher foi ampliado. No momento em que médicos ou enfermeiras dos postos de saúde detectam alterações nas mamas, a mulher é imediatamente encaminhada para o CMAE, independentemente de estar grávida ou não. Um médico mastologista passa a acompanhar a paciente por meio de consultas e exames. Caso o câncer de mama seja diagnosticado, a mulher é encaminhada ao Hospital São José para começar o tratamento.

De acordo com o secretário de saúde do município, Eduardo Nora, a equipe de profissionais do CMAE é composta por dois médicos mastologistas, dois ginecologistas, uma médica obstetra, um médico especialista em ultrassonografias e um médico especializado na saúde dos bebês. A equipe também conta com duas enfermeiras, uma fisioterapeuta, uma assistente social e uma técnica de enfermagem.

Segundo a enfermeira Emanuelle Cruz (coordenadora do CMAE), na grande maioria dos casos, quando o ciclo da gestação se encerra e a mulher recebe o recém-nascido nos braços, a equipe percebe no sorriso de cada mãe a satisfação do dever cumprido. “Elas trazem os bebês para a equipe conhecer. No início era ansiedade e medo. Após o nascimento, percebemos o alívio acompanhado do mais puro e intenso amor maternal. Isso nos gratifica e fortalece ainda mais a qualidade do atendimento humanizado”, ressalta a enfermeira.

O Centro de Referência em Atendimento Especializado à Mulher (CMAE) está localizado na Avenida Canavieiras, nº 275, no sobrado em que funcionava o antigo Colégio Fênix.