ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

GOVERNO RECEBE INTEGRANTES DE MOVIMENTOS DE TRABALHADORES DA AGRICULTURA FAMILIAR

Foto: Ascom.
Foto: Ascom.

Uma comissão de trabalhadores da agricultura familiar foi recebida, nesta quarta-feira (27), pelo governador da Bahia, Rui Costa e pelos secretários Jerônimo Rodrigues (Desenvolvimento Rural), Josias Gomes (Relações Institucionais), Cássio Peixoto (Infraestrutura Hídrica e Saneamento), no prédio da Governadoria, Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Estavam presentes lideranças da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado da Bahia (FETRAF), Luta Camponesa e Central Única dos Trabalhadores (CUT), com o objetivo de debater a pauta de reivindicações. O diretor executivo da CAR, Wilson Dias, também participou do encontro.

Ao todo, cerca de 1.500 agricultores familiares participaram de um ato em frente ao CAB. A mobilização faz parte da programação da 5ª Jornada de Lutas da FETRAF, entidade sindical que representa mais de 100 municípios baianos.

Após a reunião, o governador anunciou aos integrantes dos movimentos sociais, ações do governo para o desenvolvimento rural, entre elas a garantia do acesso à água, a dinamização da educação no campo, assistência técnica, fortalecimento da agricultura familiar e aceleração da reforma agrária, entre outras ações que visam à melhoria da renda do homem do campo e a permanência dos jovens no meio rural.

“Estamos iniciando a execução do projeto Bahia Produtiva, com recursos que serão aplicados em projetos de inclusão socioprodutiva, executados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da CAR, para implementar a produção nas propriedades dos agricultores familiares e nos assentamentos baianos, destacou o governador.

O secretário Jerônimo Rodrigues ressaltou o compromisso do governador em cumprir com os compromissos firmados com os movimentos de trabalhadores da agricultura familiar. “Firmamos compromisso com a FETRAF e com os trabalhadores rurais com quatro principais itens: água, estradas, educação e agroindústria. E o governador estabeleceu que de 4 em 4 meses, essas ações serão monitoradas, para avaliar se os pontos acordados estão realmente sendo cumpridos”, afirmou.

O diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação regional (CAR), Wilson Dias, afirmou que houve o esforço do governo para atender os principais pontos da pauta. “O que foi apresentado foi um passo decisivo e importante para a gente consolidar um conjunto de políticas públicas para a agricultura familiar da Bahia. Nossa atuação sempre prezará essa interlocução com os movimentos”.

Além dos secretários e do diretor da CAR, participaram da reunião o presidente substituto do INCRA, Leonardo Góes Silva, o superintendente do INCRA na Bahia, Luiz Gugé e o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Wellington Hassegawa.

Jornada da Agricultura Familiar – A ação dos trabalhadores teve início da sede da SDR, onde eles foram recebidos pelo secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues e pelo diretor da Companhia de Desenvolvimento Ação Regional (CAR). A atividade deu início à V Jornada de Lutas da Agricultura Familiar na Bahia.

De acordo com o coordenador geral da FETRAF, Rosival Leite, o ato foi iniciado nas instalações da SDR, por se tratar de uma conquista para os movimentos sociais. “A criação dessa secretaria, que cuida diretamente da agricultura familiar e reforma agrária, sempre foi uma reivindicação nossa e agora se tornou realidade”.

Ainda segundo Rosival, entre os assuntos destacados na pauta entregue ao Governo da Bahia, composta por 12 temas diversos, estão Acesso à Terra, Habitação Rural, Inclusão Produtiva, Segurança no Campo e Política para Mulheres e Jovens.