ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

GUIAS E MONITORES ORIENTAM TURISTAS NO CARNAVAL DE ILHÉUS, PORTO SEGURO E OUTRAS CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA

Os turistas que passam o Carnaval em cidades do interior da Bahia também contam com a orientação dos profissionais do projeto Guias e Monitores, da Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur). Eles atuam nas localidades onde o turismo e a tradição carnavalesca são fortes, como Porto Seguro, Ilhéus e Praia do Forte (Mata de São João), além de Salvador, prestando informações sobre programação da folia, transportes e atrativos turísticos.

Em Porto Seguro, o projeto está sendo operado por seis profissionais, com atendimentos em pontos como Rodoviária; em frente ao Shopping Avenida, onde se  concentram os trios elétricos; no Circuito Cultural e na Passarela do Descobrimento, depois dos desfiles dos blocos culturais; e também em Arraial d’Ajuda, nas ruas Mucugê e Broadway.

“Estamos bombando de atendimentos, até a noite de segunda-feira realizamos 5.346”, diz a turismóloga Marinalda Malacarne, que coordena o grupo em Porto Seguro. Segundo ela, em geral, os turistas pedem informações sobre hotéis, táxis, pontos turísticos da região e a programação do Carnaval.

Em Praia do Forte, são quatro profissionais atuando, principalmente na entrada da Vila. “Começamos o trabalho às 9h, porque neste horário os turistas já estão chegando e querem informações sobre pousadas, restaurantes, lojas e programação do Carnaval”, afirma Paula Carvalho, uma das monitoras que trabalham no local. “Muitos também querem saber a melhor forma de ir a Salvador, conhecer os pontos turísticos e o Carnaval”, acrescenta.

Há, segundo ela, muita procura de informações por parte de argentinos, além de italianos, chilenos e brasileiros de estados como Pernambuco e Minas Gerais, além de baianos, principalmente da Chapada Diamantina e de Salvador. Até a noite de segunda-feira os Guias e Monitores haviam realizado 2.071 atendimentos em Praia do Forte.

Em Ilhéus, onde não há Carnaval oficial este ano, mas a folia acontece com manifestações espontâneas, quatro profissionais do Guias e Monitores estão atuando para auxiliar os turistas que visitam a região.

O projeto Guias e Monitores foi criado em 2008 com o propósito de oferecer um receptivo especial aos turistas no Carnaval. Este ano, são 225 profissionais realizando atendimentos de quinta-feira (8) a terça-feira (13) em Salvador, Praia do Forte, Porto Seguro e Ilhéus. O serviço é oferecido  em idiomas como inglês, espanhol, italiano, francês  e a Língua Brasileira de Sinais (Libras).