No último sábado (23), a redação do Blog Ilhéus24h foi informada sobre a falta de médicos pediatras no Hospital Regional Luiz Viana Filho, atualmente municipalizado e especialista em pediatria, relembre AQUI.
Neste domingo (24), véspera de Natal, mais um caso preocupante ganha destaque nas redes sociais. Uma criança de 02 anos com ferimentos provocados por mordida de cachorro esteve na unidade de saúde, localizada no bairro da Conquista, em Ilhéus, e não recebeu atendimento médico por falta de pediatra.
Diala Magalhães, no uso das suas atribuições como conselheira da saúde municipal, disponibilizou o veículo do Conselho de Saúde para buscar atendimento médico ao infante em outras unidades de saúde da cidade, mas apenas obteve êxito no Pronto Atendimento (PA) localizado na rodovia Ilhéus/Olivença, próximo ao restaurante Cantinho Caipira.
A conselheira entrou em contato com o Ilhéus24h para informar que está fiscalizando as unidades de saúde de Ilhéus e constatou a ausência de médico pediatra em todas elas. Apenas o PA está funcionando 24h com atendimento realizado por médico clínico geral. A criança foi atendida e passa bem.
Mais uma vez, a população questiona autoridades municipais sobre a saúde das crianças ilheenses, visto que o Hospital Regional Luiz Viana Filho foi municipalizado com a intenção de atender, exclusivamente, o público infantil. Até o momento, Ilhéus permanece sem pediatria disponível para pacientes do SUS.