Na manhã deste sábado (23) a redação do Ilhéus24h foi procurada por uma mãe em situação de desespero que preferiu não ser identificada.
Segundo ela, esteve no Hospital Regional Luiz Viana Filho, atualmente municipalizado e pediátrico, buscando atendimento médico para seu filho. Infelizmente, a criança não foi atendida por falta de médico pediatra de plantão na unidade de saúde.
O caso não é um fato isolado, outras cinco crianças também não foram atendidas. Na situação de desespero e iminente risco de morte, todos buscaram auxílio do Hospital Costa do Cacau, mas a referida unidade de saúde recusou atendimento, já que apenas atende paciente a partir dos 14 anos de idade.
Diante da falta de atendimento e de transporte particular, uma família preferiu esperar o primeiro transporte público coletivo, na porta do Costa do Cacau, para seguir até a unidade de saúde mais próxima em Itabuna.
O fato preocupa a população de Ilhéus e exige uma posição, em caráter de URGÊNCIA, por parte das autoridades responsáveis pela saúde municipal.
O espaço do Blog Ilhéus24h está aberto à Secretária de Saúde Elizângela Oliveira para maiores esclarecimentos.