Em regime de cooperação, as organizações não governamentais, Human Network do Brasil e Instituto Floresta Viva (IFV), sediadas em Ilhéus, firmaram em 2019 um convênio com vistas à realização de um projeto voltado para o meio ambiente.
De acordo com o Presidente do IFV, Rui Rocha, “a HNB e o IFV se uniram para promover a educação ambiental, o paisagismo e a restauração da Mata Atlântica do Sul da Bahia. Esta cooperação inclui o apoio à pesquisas científicas sobre a biodiversidade regional e a reprodução de espécies ameaçadas de extinção, como a Jussara, o Pau-Brasil e o Jacarandá da Bahia”.
O convênio foi firmado por um período de 2 anos e que tem o reflorestamento como frente das principais ações. O fundador da HNB, Michael Eckes, enfatiza a intenção de fazer com que as pessoas compreendam a importância de reflorestar e da realização dessa prática. Além de promover o equilíbrio ecológico do meio ambiente, o reflorestamento é uma das principais fontes que ajuda a diminuir o estresse hídrico da escassez de água no mundo.
“Se não cuidamos do que possibilita a vida humana no mundo, como os recursos naturais, acabamos por negligenciar o nosso habitat. Pensar nas presentes e futuras gerações, sem dúvidas, é pensar no ser humano como parte dessa grande estrutura que é o meio ambiente. Precisamos também cuidar disso”, destacou a diretora financeira da HNB, Jussara Antunes.