Jovens rurais são capacitados para atuarem com sustentabilidade em suas comunidades.
Visando debater ações de valorização do sistema produtivo do cacau cabruca, da árvore e da semente à barra de chocolate (Tree e Bean to Bar), o I Simpósio Brasileiro de Cacau e Chocolate aconteceu nesta segunda-feira (11), em Ilhéus, no território Litoral Sul. Pela manhã, aconteceram as palestras com agricultores familiares, produtores, especialistas, representantes de instituições e iniciativas positivas que já estão em pleno funcionamento no estado.
O evento, que aconteceu no auditório da Faculdade de Ilhéus e foi promovido pela Rede Cacau de Comunicação (TV Cacau) e o site Cacau&Chocolate, contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, Jeandro Ribeiro.
Foram debatidas mudanças positivas para os produtores de cacau e chocolate e foi definida uma pauta propositiva para o mercado de cacau, incluindo programas de sustentabilidade para a região, que é um centro produtor de cacau de qualidade e chocolate de origem, onde cerca de 80% dos estabelecimentos de cacau são da agricultura familiar, bem como para os cerca de dois milhões de agricultores e agricultoras familiares do estado.
Também foram discutidas pautas como o fortalecimento do turismo ecológico, cultural e de negócios, como propulsores da economia do sul da Bahia. Também foram exibidos o vídeo do Ano I da TV Cacau, apresentação do Movimento Cacau Brasil, além de um show musical com Marcelo Ganem.
Foram debatidas ainda experiências com as marcas de chocolate Benevides e Sagarana, Fazenda Yrerê e a Via Destinos, e soluções para a cacauicultura, através do comércio eletrônico de cacau, Armazéns Gerais e Políticas Públicas de Indicação Geográfica (IG). Também, na ocasião, a Faculdade de Ilhéus apresentou o Curso de Graduação e Pós-Graduação de Cacau e Chocolate.