ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

IBOPE: COM ESQUERDA ESFACELADA, BOLSONARO CHEGA A 59% DOS VOTOS VÁLIDOS

Pesquisa aponta crescimento de Bolsonaro após falhas estratégicas do PT

Foi divulgado na noite da última segunda-feira (15) a mais recente pesquisa de intenções de votos para presidente feita pelo IBOPE. Levando em conta o eleitorado total, Bolsonaro lidera por 52% a 37%. Há ainda 9% dispostos a anular ou votar em branco, e 2% que não souberam responder.

Dos votos válidos, o ex-militar conta com expressivos 59% . Já o petista conta com 41%. O cálculo considera apenas os votos válidos, ou seja, exclui os nulos, brancos e indecisos.

O Ibope levantou o potencial de voto de cada um dos dois candidatos que disputam o segundo turno da eleição. Somando a quantidade de pessoas que votariam “com certeza” e as que “poderiam votar” em Bolsonaro, o potencial do candidato chega a 52% na intenção do eleitorado total. Já o do petista é de 39%.

A base aliada de Haddad culpa a série de erros do PT, além da falta de autocrítica e a estratégia de precisar se defender e atacar ao mesmo tempo. Em resumo quem pauta o tema da campanha de Haddad no segundo turno (segurança, costumes, etc) é Bolsonaro, mesmo que este tenha se recusado a participar dos debates.

Na comparação por região, Haddad amarga grandes derrotas no Sudeste, no Sul e Centro Oeste graças as fortes ondas de antipetismo formadas desde as eleições da ex-presidente Dilma em 2014. Haddad só é forte no Nordeste, mas viu Bolsonaro entrar em nichos que eram lulistas e agora votam nele. Petistas não sabem que estratégia adotar.

O senador eleito pelo PDT no Ceará, Cid Gomes (irmão de Ciro Gomes) discursava em evento de campanha de Fernando Haddad em Fortaleza, nesta segunda, quando deu uma opinião que desagradou alguns membros da audiência. “Tem que pedir desculpa, ter humildade e reconhecer que fizeram muita besteira”, afirmou, em relação ao Partido dos Trabalhadores. Xingado por um dos participantes, ele retrucou: “O PT, desse jeito, merece perder”.