A CAEPE – Coordenação Geral de Apoio ao Ensino-Aprendizagem e Programas Estudantis, do IFBA Campus Ilhéus, realizou, na sede do Instituto, encontro sobre educação inclusiva. Participaram do evento, servidores (professores e técnicos), fonoaudióloga, estudante e pais de aluno com necessidade especial.
Durante a reunião foram apresentados, à comunidade acadêmica, os estudantes com necessidades educacionais especiais. Na oportunidade, o psicólogo do Campus, Carlos Eduardo Bomfim, falou sobre transtornos mentais na adolescência.
Além do depoimento do estudante do Instituto, José Robson Lima dos Santos, portador de cegueira parcial, pais de outro aluno da escola, também com necessidade especial, fizeram relatos de suas experiências com o seu filho. O encontro teve a participação da fonoaudióloga Nailma de Souza Arraes que fez orientações sobre como o professor deve se posicionar diante dos alunos que realizaram o implante coclear – aparelho eletrônico que tem sido utilizado para restaurar a função auditiva nos pacientes portadores de surdez severa a profunda que não se beneficiam com o uso de próteses auditivas convencionais.
A CAEPE ainda apresentou o NAPNEE – Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – que está em fase de implantação no Instituto. A Coordenação pedagógica avalia que para fazer a inclusão e garantir a aprendizagem de todos os alunos na escola é preciso fortalecer a formação dos professores e criar uma boa rede de apoio entre alunos, professores, servidores, famílias e profissionais de saúde que tenham contato com os alunos com necessidades educacionais especiais.