No próximo dia 26 de fevereiro, será inaugurada a exposição fotográfica “Cadê o lixo que estava aqui? Retratos do descarte de resíduos na terra do cacau”, fruto de um projeto de ensino, pesquisa e extensão que busca promover a conscientização ambiental. Com um olhar inovador, a iniciativa pretende sensibilizar a população de Ilhéus sobre a importância da educação ambiental e das práticas responsáveis de descarte de resíduos sólidos. A exposição será realizada na Academia de Letras de Ilhéus e estará aberta para visitação nos dias 27 e 28 de fevereiro.
A proposta surge da preocupação com o aumento populacional da cidade de Ilhéus, que atualmente conta com 189.028 habitantes, segundo o Censo 2024 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O crescimento populacional impacta diretamente a produção de resíduos, agravando o descarte inadequado e os problemas ambientais, sobretudo entre as comunidades mais vulneráveis. Esse cenário reforça a necessidade de um debate público sobre o tema e a apresentação de alternativas sustentáveis e educacionais.
A exposição também dialoga com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabelecida pela Lei nº 12.305/2010, que determinou a implantação de planos de gestão de resíduos pelos municípios entre 2010 e 2013. Entretanto, Ilhéus ainda enfrenta desafios na gestão adequada de seus resíduos, demandando ações efetivas por parte do poder público e da população para que haja um tratamento mais eficiente e cooperativo.
Diante desse contexto, a terceira edição do projeto “Cadê o lixo que estava aqui?” busca ampliar seu impacto por meio do desenvolvimento de produtos educacionais. Além da exposição fotográfica itinerante, que evidencia a realidade do descarte irregular de resíduos na cidade, o projeto também prevê a criação de um aplicativo web mobile para incentivar a participação cidadã na gestão dos resíduos sólidos.
A exposição é aberta ao público e conta com o apoio do Instituto Federal da Bahia (IFBA), além de outras instituições e parceiros comprometidos com a preservação ambiental.
Data: 26 de fevereiro de 2025 – Abertura (19h às 21h)
Visitação: 27 e 28 de fevereiro de 2025 (8h às 12h – 14h às 17h)
Local: Academia de Letras de Ilhéus – R. Antônio Lavigne de Lemos, 39 – Centro, Ilhéus – BA, 45653-330
Entrada gratuita