ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

III SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFBA CAMPUS ILHÉUS

Integrando evento de âmbito nacional, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), Campus Ilhéus, realiza, entre os dias 15 e 18 de outubro de 2014, a III Semana de Ciência e Tecnologia. O objetivo do evento é promover um espaço de discussão, acerca da articulação entre o conhecimento científico e o desenvolvimento da sociedade. O evento ocorrerá nas dependências do IFBA, situado no km 13 da rodovia Ilhéus-Itabuna.

Em sua terceira edição local, a Semana de Ciência e Tecnologia terá como tema central a “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”, buscando, nesse contexto, vincular a produção científica às demandas da sociedade brasileira, com especial atenção aos desafios sociais locais e regionais.

Um dos aspectos mais importantes da abordagem temática é o estímulo para que as instituições pensem a ciência em sua dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano.

“A Semana de Ciência e Tecnologia é um importante espaço para que  estudantes, professores e comunidade possam pensar a ciência em diferentes vieses; é um instrumento de produção e divulgação científica. O tema deste ano permite-nos pensar na relação entre o conhecimento produzido no instituto (IFBA) e nas necessidades das comunidades a que atendemos”,  afirma o coordenador local do evento, professor Danilo Souza.

Além de palestras e mesas redondas, minicursos e oficinas, stands, participação de ONG  locais e exposições artísticas, o encontro integra a III Feira de Ciências e o Seminário de Iniciação Científica, distribuídos nos turnos matutino, vespertino e noturno. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público interno e externo.

O evento integra a 11ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), e da – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).