Cursos qualificam estagiários e educadores para promover a inclusão e acessibilidade nas escolas municipais
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou a cerimônia de entrega de certificados para as turmas do Curso de Profissional de Apoio à Inclusão Escolar e do Curso de Libras Nível básico e Nível Intermediário, marcando um passo importante na promoção da inclusão e acessibilidade nas escolas municipais. O evento contou com a participação de 63 profissionais no Curso de Profissional de Apoio e 34 no Curso de Libras.
O curso de formação em profissional de apoio escolar, com duração de 10 meses, qualificou estagiários para atender estudantes com deficiência e transtorno do espectro autista (TEA). Com módulos que abordam marcos legais, primeiros socorros e tecnologias assistivas, o treinamento ou reforço das competências para a atuação prática na educação infantil e no ensino fundamental. A avaliação inclui atividades obrigatórias e frequência mínima de 70%.
Já o curso de Libras, realizado em parceria com o Centro de Referência à Inclusão Escolar (CRIE), capacitou educadores e membros da comunidade em 40 horas de atividades práticas e teóricas. Os participantes vivenciaram a necessidade de acessibilidade e aprimoraram habilidades para se comunicarem com pessoas surdas. As aulas foram ministradas pela intérprete Gisleide Dantas, na Escola Municipal Antônio Sá Pereira.