A Secretaria de Educação de Ilhéus divulgou o resultado da chamada pública da seleção e do banco de reserva para assistente de alfabetização voluntário do Programa Mais Alfabetização. Estão sendo convocados oito classificados para trabalhar em escolas vulneráveis, 19 candidatos que vão trabalhar em unidades de ensino não vulneráveis, além de outros 19 que integram a lista de cadastro reserva.
Um dos objetivos do programa é fortalecer e apoiar as escolas no processo de alfabetização dos estudantes de todas as turmas do 1° e 2° ano do ensino fundamental, por um período de cinco horas semanais para unidades escolares não vulneráveis, ou de 10 horas semanais para as unidades escolares vulneráveis.
O assistente de alfabetização que atuar nas escolares vulneráveis irá receber a título de ajuda de custo para as despesas de transporte e alimentação, R$ 300,00 por mês, por turma, enquanto o assistente de alfabetização das escolares não vulneráveis fará jus a R$ 150,00 também por mês e por turma.
As atribuições do assistente de alfabetização voluntário do Programa Mais Alfabetização são a participação do planejamento das atividades juntamente com o professor alfabetizador; cumprir carga horária de acordo com as especificidades do programa; ministrar conteúdos previamente preparados utilizando metodologia adequada à faixa etária; acompanhar o desempenho escolar dos alunos; elaborar e apresentar mensalmente relatório dos conteúdos e atividades realizadas; cumprir com pontualidade e assiduidade suas obrigações junto ao programa.