Durante encontro com o prefeito de Ilhéus, o o coordenador executivo de Infraestrutura da Casa Civil do governo estadual, Eracy Lafuente, garantiu que neste próximo mês de março as obras de implantação da nova ponte entre o Centro e o Pontal ganharão novo ritmo, uma vez que até lá, todas as autorizações necessárias para o início da construção estarão emitidas.
Outra informação importante repassada pelo integrante da Casa Civil foi em relação ao Hospital Regional, tendo ele assegurado até mês de março será lançado o edital para a construção do estabelecimento, que tem um investimento estimado em R$ 120 milhões (entre a obra física e os equipamentos) e a capacidade de abrigar 294 leitos.
Em relação à nova ponte Eracy Lafuente informou que a necessidade das autorizações da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), ao lado de pequenas alterações no projeto original, protelaram o início das obras, que teve a ordem de serviço assinada pelo governador Jaques Wagner em junho de 2013. Ele observou que, enquanto os estudos estavam sendo feitos, também estava em andamento e se encontra em fase de conclusão, o plano logístico imprescindível para a implantação das fundações marítimas e os acessos terrestres da ponte, que dará mais celeridade ao projeto, a partir de agora, mantendo-se o prazo de 18 meses para sua conclusão.
AEROPORTO – O prefeito ainda recebeu informações muito positivas também a respeito de duas outras obras de grande porte: a duplicação da BR-415, no trecho entre Ilhéus e Itabuna, e a implantação do novo aeroporto Internacional. Os dois projetos passarão a ser conduzidos pelo governo estadual, por delegação das áreas federais afins, e, em relação ao aeroporto, Eracy Lafuente informou que sua localização nas proximidades da Ceplac, à margem da BR-415, vem sendo tratada como preferencial, embora ainda não se possa dizer que é definitiva. Ele ressaltou a importância do equipamento para toda a região sul, ao assegurar que o governo baiano está muito empenhado em vê-lo implantado o mais breve possível.
Quanto à duplicação da BR-415, o coordenador de Infraestrutura da Casa Civil disse que todas as licenças ambientais já foram concedidas e assegurou que, tão logo o Governo Federal conclua o processo de delegação do projeto para a área estadual, será lançado o edital da obra, o que ele espera ser possível fazer ainda neste primeiro semestre.