O aprimoramento da comunicação com a população, o uso estratégico da tecnologia a favor da promoção e interatividade com as zonas wifi em diversos pontos da cidade e melhoramento da eficiência do poder público. Assuntos que levou Ilhéus a participar do 1º Fórum de Cidades Digitais da Região de Feira de Santana, realizado ontem (22), no Teatro do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). Segundo os organizadores, a iniciativa do fórum é estimular o surgimento das cidades inteligentes no país. Durante o evento, foi apresentado os melhores resultados do uso estratégico da tecnologia dos municípios, além do modelo de gestão como cidade digital aplicado pelo município.
Na oportunidade, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre recebeu um prêmio de reconhecimento do programa Rede Cidade Digital (RCD) pela busca permanente de utilizar em sua administração a tecnologia de forma estratégica para melhorar a gestão pública e a vida dos cidadãos ilheenses. Na ocasião, ele considerou ser extremamente importante a acessibilidade e a inclusão digital a todo cidadão, independentemente da sua condição econômica ou social. “Estamos desde o início da nossa gestão buscando a evolução da conectividade e, através de inovação e a tecnologia, trazer desenvolvimento e conhecimento ao povo de Ilhéus“, disse Mário Alexandre.
O fórum serviu para que profissionais de tecnologia trocassem informações sobre as boas práticas adotadas, a fim de promover um ambiente favorável ao empreendedorismo e crescimento econômico por meio de iniciativas tecnológicas aplicadas pela administração pública. Nesse sentido, o encontro visou tratar do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na modernização da gestão e desenvolvimento socioeconômico dos municípios. Além de Ilhéus, tiveram os seus trabalhos reconhecidos os prefeitos de Feira de Santana (José Ronaldo), Alagoinhas (Joaquim Neto) e Itiúba (Cecília Petrina).
Cidade mais conectada – O município de Ilhéus já está inscrito no “Programa Cidade Digital”. O programa tem a missão de promover a inclusão digital nos municípios com foco na melhoria da qualidade dos serviços e da gestão pública, por meio da instalação de redes, pontos públicos de acesso à internet, sistemas de gestão na área pública e capacitação. Ilhéus também está credenciado junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia, em Brasília, para a inclusão do município no “Programa Internet para Todos”, do governo federal. A primeira fase do programa deve começar em maio deste ano e, de acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTic), devem ser instaladas 200 antenas por dia em diversas regiões do País.
Palestrante no evento, o ex-secretário municipal de Turismo de Ilhéus e promotor de eventos, Roberto Lobão ressaltou as inovações e mudanças no mercado de Turismo no município, enquanto esteve à frente do setor, por mais de um ano. Para ele, o empoderamento do público consumidor de hoje, está diretamente ligado ao acesso a informação e da conectividade. “A tecnologia é transversal em todo eixo da esfera pública, social e fundamental para resolver problemas nas cidades, facilitando a vida das pessoas. A acessibilidade ao mercado digital evidencia as novas mudanças no mercado de bens e consumo”, destacou.
“Este ano, tivemos um aumento de 30 por cento na temporada de cruzeiros, também uma taxa de ocupação hoteleira durante o verão de aproximadamente 80 por cento. O grande volume de turista na cidade de Ilhéus, deveu-se também ao estímulo da promoção através da influência do destino. A cidade é linda por natureza, mas o papel do ’digital influencer’, ajudou a fortalecer o destino Ilhéus. São pessoas formadoras de opinião que estão na mídia que tem o papel de agregarem valor da sua imagem segundo a sua opinião acerca do destino”, acrescentou Lobão.