Música e dança para fomentar a inclusão social, estimular habilidades profissionais e promover um maior contato com a cultura local e manifestações mundiais são os objetivos da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), em Ilhéus, ao promover os novos cursos de percussão e jazz. No total, 15 estudantes estão aprendendo a manusear o instrumento e outros seis fazem parte do grupo de dança.
As aulas de percussão ocorrem sempre as terças e quintas-feiras, em parceria com o grupo Afro Rastafary Ilhéus, e as de dança, aos sábados. Estas são novas atividades que a Maramata oferece aos integrantes do projeto. As crianças e adolescentes também são contemplados com aulas de capoeira, maculelê, artesanato e educação ambiental, além da prática de esportes.
Segundo o presidente da instituição, Fred Andrade, os estudantes já estão preparando um número para apresentação no Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Atualmente, as crianças e adolescentes que participam do projeto são moradoras dos bairros de Nova Brasília e Nossa Senhora da Vitória.
O Meninos Guerreiros tem como objetivo colaborar com a formação dos cidadãos na faixa etária de seis a 15 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade social, através de atividades recreativas e didáticas. As aulas ocorrem no espaço da própria Maramata, na Rua Luiz Palmeira, s/n, Nova Brasília.