ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

ILHÉUS PERDE O PROF E HISTORIADOR ARLÉO BARBOSA

 

Faleceu na tarde deste sábado, (19)  o professor, historiador, proprietário do Colégio Fênix e membro da Academia de Letras de Ilhéus (ALI)., Carlos Alberto Arléo Barbosa, aos 82 anos.

Carlos Alberto ensinou muitas gerações, foi professor de História no Colégio Diocesano, e em vários colégios particulares de Ilhéus, criou obras literárias sobre a história da nossa cidade, recebeu título de cidadão Ilheense na Câmara de Vereadores.

Até o momento, não há informações sobre o velório e sepultamento.

O vereador Ilheense Tandick Resende, lamentou o falecimento do ex-professor, por meio de nota. Confira:

Estamos comovidos com a perda do renomado professor e historiador Carlos Alberto Arléo Barbosa, um homem que fez história em nosso município, elevando e honrando o nome de Ilhéus com os seus vastos estudos e publicações sobre a nossa cultura, história e grandeza.

Membro respeitado da Academia de Letras de Ilhéus, o professor Arléo, como era chamado, se tornou um grande patrimônio do nosso povo, e é conhecido e reconhecido por todos os que decidiram estudar sobre a história de Ilhéus.

Prof. Arléo também foi um grande agente de transformação e inovação da educação em nossa cidade, quando dirigiu o colégio e curso pré-vestibular FÊNIX, uma instituição que dura até hoje, e foi responsável por impulsionar muitos jovens e adultos em seu sonho de ingressar em uma universidade.

Durante sua trajetória acadêmica, foi autor de vários trabalhos e publicações sobre a história de Ilhéus, em destaque, podemos citar a obra “Notícia Histórica de Ilhéus, que foi um divisor de águas na produção literária ilheense.”

Além de participar de momentos cruciais no desenvolvimento da nossa cidade, dentre outros grandes feitos, Carlos Arléo também foi condecorado com as mais altas honrarias pelas instituições e pela sociedade civil ilheense como:

Cidadão Ilheense, Câmara de Vereadores de Ilhéus (1986);

Amigo dos Ex-combatentes, Associação dos Ex-combatentes de Ilhéus (1987);

Amigo dos Ex-combatentes, Associação dos Ex-combatentes de Ilhéus (1990);

Amigo da 18ª Circunscrição do Serviço Militar – Ilhéus (1998);

Homenagem Prestada pelo Primeiro Curso de Mestrado da UESC, UESC. (1999);

Amigo da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil. (2000);

Troféu Jorge Amado de Arte e Cultura, Prefeitura Municipal de Ilhéus (2002);

Comenda do Mérito São Jorge dos Ilhéus (2004);

Homenagem do XXX Ciclo de Estudos Históricos em Reconhecimento ao Pioneirismo e anos de dedicação ao ofício de Historiador â formação de professores na região Sul Baiana (2019).

Seria impossível falar de todos os feitos do professor Arléo em apenas uma nota escrita, deste modo, deixamos nossas condolências aos familiares e amigos próximos. Desejamos que o desejo inovador e o amor por Ilhéus que o Prof. Arléo nutria, continue sendo um referencial para todas as gerações de ilheenses que ainda estão por vir.

Tandick Resende de Moraes Júnior