ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

ILHÉUS: POLÍCIA CIVIL REALIZA NESTA QUARTA-FEIRA OPERAÇÃO CÚRIA

.

Esta em andamento na manhã desta quarta-feira(30) a operação Cúria da Polícia Civil de Ilhéus.

Segundo informações preliminares obtidas pela redação do Ilhéus 24h, a operação está ligada a uma empresa de um vereador da Casa e é sobre crimes contra a administração pública.

A polícia investiga indícios de cobrança de metade de valores de servidores da Câmara de vereadores de Ilhéus.

ATUALIZADO ÀS 11:30

Por volta das 06h30 desta quarta-feira (30) a Polícia Civil cumpriu seis mandados de busca e apreensão em imóveis determinados pela 1ª Vara Crime de Ilhéus. Essa operação está relacionada ao inquérito policial que apura denúncias de servidores públicos em cargos comissionados do Poder Legislativo Municipal. Participaram da ação policiais civis das coordenadoria de Ilhéus e Itabuna.

Segundo a polícia, servidores nomeados para o gabinete de um vereador, teriam prestado serviços em atividades particulares e, por ordem deste mesmo vereador, faziam a devolução de metade dos vencimentos. As quantias eram entregues a outro investigado, que também atua como servidor do edil. A pratica descrita pode ser enquadrada no esquema conhecido como “rachadinha”.

Esses fatos teriam ocorridos entre os meses de janeiro e fevereiro de 2021. Ainda segundo a investigação, após a recusa de prosseguimento no suposto crime, os servidores teriam sido ameaçados e exonerados.

A ação de hoje resultou na apreensão de oito smartphones, um notebook, dispositivos eletrônicos e documentos, que serão objeto de análise para coleta de provas dos crimes investigados.

DESDOBRAMENTOS DA OPERAÇÃO

Durante o cumprimento do Mandado de Busca e Apreensão em um Centro de Assistência Psicossocial, situado na Rodovia Ilhéus/Olivença, agentes da polícia civil se depararam com o pedido de socorro de pacientes que alegaram estar em cárcere privado.

O Departamento de Polícia Técnica realizou a perícia no local e as denúncias serão investigadas.