ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

ILHÉUS RECEBE O RENOMADO “OPEN ESTADUAL DE KARATÊ”

Depois de anos sem receber uma grande competição de Karatê, a cidade de Ilhéus sediará, neste sábado, 12 de agosto, o renomado, e aguardado, “Open Estadual de Karatê” – que dará preciosa pontuação para o ranking da Federação Baiana de Karatê (FBK). O Ginásio de Esportes Herval Soledade vai receber mais de 250, dedicados e disciplinados, atletas, de 37 municípios da região.

Será um grande encontro de karatecas de todas as idades, divididos em categorias. Todos são filiados às principais entidades esportivas do Brasil e do mundo. São esperadas crianças e adultos, de todas as idades, e com oportunidades iguais de mostrar suas habilidades. O torneio promete elevar ainda mais o nível do esporte na cidade, além de promover e incentivar a prática esportiva na região e contribuir com a formação de público.

A grandiosidade do evento é indiscutível, uma vez que dará oportunidade aos atletas, de alcançarem vagas para o campeonato brasileiro, para o sul-americano e para o Pan-americano. A participação de karatecas de diversas regiões da Bahia, confere alto nível ao evento, e contribui para selar laços entre os municípios participantes, fomentando a camaradagem e o espírito competitivo saudável.

Estarão presentes atletas como Luis Felipe de Camaçari, da academia Império, que acabou de fazer parte da seleção brasileira, no Sulamericano de 2023, em São Paulo. Com Antônio Tito e Diego dos Anjos – atletas locais da ASKUB – e com André Arães, que vem crescendo no cenário estadual, Ilhéus, hoje, volta a ter bons representantes no cenário do karatê. Com esses últimos, entre outros muitos atletas, a delegação ilheense alcançou ótimos resultados no Campeonato Baiano 2023 realizado em julho último, na Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas.

“Esse evento é um passo muito grande no sentido de retornar o nome de nossa cidade ao topo dos eventos de Karatê. Estamos colocando atletas na seleção baiana e quem sabe, num futuro muito próximo, na seleção brasileira. Ilhéus sempre foi uma cidade muito esportiva. Muito forte em todos os esportes. E estamos resgatando e fazendo nossa parte com o Karatê.” disse Junior Malta, organizador do evento.

Ilhéus já foi sede de campeonatos baianos e até de campeonatos brasileiros, na década de 90. Porém, ficou por muitos anos apagado do cenário do Karatê. O resgate da presença significativa da modalidade na cidade, vem acontecendo através do trabalho feito pela Associação de Karatê Ubiratan Bezerra (ASKUB), inaugurada em 2018.

ASKUB ILHÉUS – A ASKUB tem hoje três sedes de treinamento em Ilhéus. A Academia Raiz, na Sapetinga, zona sul da cidade, o estúdio ADC no bairro da Conquista, com o professor Júnior Malta. E no Jardim Atlântico, com o professor Igor Baggio.

Juntos, esses 2 mestres e Ubiratan Bezerra, vêm contribuindo, enormemente, com o crescimento do karatê na cidade.

Nascido em Ilhéus, o Sr. Ubiratan Bezerra, que é faixa preta sétimo DAN, atualmente é vice – presidente da Confederação Brasileira de Karatê (CBK). Junto com o, também, ilheense, Junior Malta, faixa preta terceiro DAN e árbitro internacional da World Karatê Federation (WKF) está organizando o “Open Estadual de Karatê”, com o patrocínio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), através da Federação Baiana de Karatê (FBK), com o apoio da prefeitura de Ilhéus.