Ao representar o prefeito Mário Alexandre Sousa, na abertura do Seminário Gestores Públicos do Sul da Bahia, que acontece no Hotel Tororomba, em Ilhéus, o secretário municipal de Relações Institucionais, Sérgio Souza, destacou a importância do estímulo das instituições públicas ao desenvolvimento econômico local e o papel de protagonismo que as Prefeituras devem exercer para estimular a prática dos pequenos negócios em seus municípios. “Trago, portanto, a mensagem do prefeito de Ilhéus, desejando a todos vocês, novos gestores públicos, esse olhar especial para esta importante parcela da economia nacional”, afirmou.
O Seminário Gestores Públicos do Sul da Bahia é uma iniciativa que integra o Programa de Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras do Território Litoral Sul (AGIR-LS), realizada pela Amurc, em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz. A ideia, segundo o Pró-reitor de Extensão da Uesc, Alessandro Santana é “discutir demandas locais e buscar soluções efetivas, que venham atender o desenvolvimento econômico local”.
Na abertura, ontem (30) à noite, a gerente regional do Sebrae Ilhéus, Claudiana Figueiredo, fez um chamamento aos prefeitos e secretários municipais para a necessidade de organizar uma estrutura municipal para atender os pequenos negócios. Para isso, segundo ela, devem ser considerados quatro eixos importantes: A participação efetiva dos atores de desenvolvimento; o incentivo as Compras Públicas no município; a implantação da Sala do Empreendedor; e a instalação do Sistema Redesim (Rede Nacional para a simplificação do Registro e da Legalização de Empresas).
“O nosso objetivo é conscientizar e orientar os secretários e gestores públicos sobre a importância de implantação da Lei Geral. Com esse mecanismo, os municípios só têm a ganhar com a desburocratização e simplificação das compras públicas, aumento na arrecadação e crescimento da economia local, redução da informalidade, geração de emprego e atendimento ao empreendedor local”, declarou Claudiana.