Um levantamento divulgado pelo Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) aponta que 23 praias do litoral da Bahia estão impróprias para o banho durante este feriado prolongado, que começou nesta quinta-feira (15) e vai até o domingo (18).
De acordo com o órgão, a rede amostral de monitoramento da balneabilidade no estado atualmente é composta por 133 pontos, distribuídos em toda a costa baiana. As amostras de água para análises da balneabilidade são coletadas semanalmente, no período da manhã, em locais com maior concentração de banhista.
No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.
A praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas, apresenta resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2.500 coliformes termotolerantes ou 2.000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água.
PRAIAS CONSIDERADAS IMPRÓPRIAS
Concha (Em frente as barracas de praia. Próximo ao desembocadura do rio de Contas)
Marciano (Próximo ao Bar Litrão.)
Malhado (Próximo à escultura da sereia)
Avenida (Próximo à lanchonete Subway)
Cristo (Próximo a Barraca Point Conde Badaró)
Sul (Em frente as barracas, acesso Km 0, em direção ao Aeroporto de Ilhéus)