O prefeito Mário Alexandre assinou a ordem de serviço para o fechamento da primeira etapa do canal do Malhado, em Ilhéus, cuja obra já foi iniciada neste sábado (20). Na ocasião da assinatura, se fizeram presentes o secretário de Infraestrutura e Defesa Civil do município, o secretário de Servioçs Urbanos, o presidente da Associação da Central de Abastecimento do Malhado (Ascam), o presidente do Sindicato do Comércio Varejista dos Feirantes e dos Vendedores Ambulantes de Ilhéus (SicovFamil) e feirantes do Malhado.
“Mais um compromisso firmado com os ilheenses e que hoje está sendo cumprido. Com a urbanização que será promovida com o fechamento da primeira etapa do canal do Malhado, um novo espaço de convivência será construído para a comunidade, o que impactará positivamente no comércio local. Mais uma obra que faz parte do processo de reconstrução da cidade de Ilhéus”, expressou com satisfação o prefeito Mário Alexandre.
Para José Carlos, presidente da Ascam, a obra vai fazer uma diferença enorme para cerca de quatro mil feirantes da Central de Abastecimento do Malhado. “A gente vê que teve muitos prefeitos prometendo e nenhum nunca cumpriu. Felizmente Mário Alexandre viu que é uma coisa boa, prometeu à gente antes de ser prefeito, ele disse que ia fazer e já está cumprindo. Vai melhorar muita coisa e nós vamos ter um olhar diferente. Cabe o feirante também fazer a parte dele”.
O presidente do SicovFamil, Afonso Rocha, declarou que “essa é uma reinvindicação não só dos feirantes, como também da comunidade de Ilhéus. Nada mais do que gratificante para nós que pedimos ao prefeito e ele hoje está cumprindo a promessa, assinando a ordem de serviço. Nós só temos a agradecer ao prefeito Mário Alexandre pela promessa cumprida”.
A notícia também foi bem recebida pelo experiente comerciante, que há 38 anos trabalha na feira do Malhado, senhor Euclides Ferreira dos Santos. Ele se mostrou muito feliz com o acontecimento. “Há muitos anos a gente vem pedindo e isso nunca aconteceu até então. Vai ser ótimo para todo mundo, para mim, para meus colegas e para a população de Ilhéus como um todo. Nossa cidade é maravilhosa e merece o melhor. Então quem dá o melhor, recebe o melhor”, disse.
Para o jovem Jobson Silva, de 32 anos, que cresceu no ambiente da Central de Abastecimento, “muita gente deixava de ir no local por conta do canal. E com essa obra, o espaço vai ficar muito bonito e com certeza muito mais gente vai passar a frequentar a região. Diante de tantas promessas, já estávamos até desacreditados e agora a gente fica muito feliz e agradece muito ao prefeito Mário Alexandre por estar cumprindo a promessa. Vai dar outra cara à central”.
Dona Delza Ribeiro, feirante há 38 anos disse que com o canal fechado, vai ter mais higiene e promoverá saúde para as pessoas. “A realidade para nós vai ser outra com essa obra, vai mudar em tudo, com um ambiente mais saudável, sadio, um ambiente que as pessoas vão se sentir bem de estar ali e até para os turistas visitarem”.
As equipes de topografia e de fechamento do tapume já estiveram no local e algumas máquinas já foram mobilizadas para a obra, que abrange um fechamento de cerca de 110 metros de comprimento e 9 metros de largura. Além do fechamento, a urbanização da área compreende vagas de estacionamento em ambos os lados, dois quiosques, assentos, iluminação pública, grama e plantas urbanísticas.