ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

INSCRIÇÕES DE PROJETOS CULTURAIS NO FAZCULTURA ENCERRAM NESTA SEXTA (01)

Interessados podem fazer a inscrição online pelo sistema Clique Fomento.

Estão abertas até sexta-feira, 01/12, as inscrições de propostas culturais a serem apoiados pelo Fazcultura. As inscrições online podem ser feitas pelo sistema Clique Fomento, disponível no endereço http://siic.cultura.ba.gov.br.

Para apresentar um projeto os proponentes podem ser pessoas físicas ou jurídicas, domiciliados no estado da Bahia, devendo acontecer até 60 dias antes da realização do evento.  O Fazcultura, Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural, é executado pelas secretarias da Fazenda e de Cultura.

O Programa tem por objetivo apoiar com recurso financeiro projetos e atividades culturais, tendo como base a renúncia de recebimento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), pelo Governo da Bahia. Instrumento de fomento que contribui para o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo que possibilita empresas patrocinadoras apoiarem a cena cultural do estado, valorizando a marca e a responsabilidade social da empresa.

O Fazcultura possui limites por proponente, conforme o tipo de proposta. Até 400 mil reais, para proponentes pessoas físicas e jurídicas. E até 1 milhão de reais, exclusivamente para pessoas jurídicas, quando for proposta cultural de:  realização de longa metragem;  montagem de ópera;  obras e serviços de engenharia e arquitetura em bens imóveis de interesse cultural;  recuperação de bens culturais móveis;  realização de festival de qualquer segmento cultura;  manutenção de instituição de direito privado de natureza cultural, sem fins lucrativos e declaração de utilidade pública.

Para que um patrocínio seja efetivado, são necessárias inicialmente, duas condições básicas:

  1. A proposta cultural inscrita necessita ser aprovada pela análise prévia do FAZCULTURA;

  2. O proponente sendo aprovado precisa apresentar carta de intenção de patrocíniode uma empresa interessada em apoiar a proposta. Trata-se de um documento em papel timbrado da empresa, assinada por representante legítimo, declarando o interesse.

Com base no Orçamento Estadual, o governador da Bahia, Rui Costa, assegurou para o Fazcultura em 2017, cerca de 15 milhões de reais. A legislação do Fazcultura autoriza propostas de qualquer segmento cultural além, de eventos comemorativos de réveillon, carnaval, festejos juninos e natalinos.

As empresas patrocinadoras podem abater do ICMS, até 80% do valor investido na proposta. O abatimento do imposto se dá a cada recolhimento do ICMS e não pode ultrapassar 10% do imposto a recolher.

Entre a inscrição da proposta até o pagamento do Título de Incentivo Fiscal a tramitação segue 13 passos básicos.

  1. Salvar e enviar a proposta no http://siic.cultura.ba.gov.br/. A inscrição feita no SIIC será confirmada no e-mail cadastrado. 

  2. Consiste na análise prévia, realizada pela coordenação executiva do Fazcultura. É conferida a proposta com bases nas exigências básicas.

  3. Sendo aprovada, o proponente apresenta a carta de intenção de apoio emitida pela empresa patrocinadora.

  4. Ao apresentar a carta, a proposta é encaminhada para análise técnica, realizada pelos pareceristas das unidades executoras vinculadas.

  5. Etapa da análise do mérito, realizada por um membro relator que integra a Comissão Gerenciadora do Fazcultura. Esta comissão se reúne a cada quinze dias, com representantes da sociedade civil e do poder público.

  6. O relato de mérito é apresentado pelo relator na reunião da Comissão Gerenciadora do Fazcultura e, sendo aprovada, a documentação é solicitada ao proponente.

  7. São feitas as verificações legais para publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).

  8. Após a publicação no DOE, inicia a vigência da proposta.

  9. Necessita que o proponente apresente a Ficha de Habilitação do Patrocinador, no Sistema SIIC.

  10. Proponente + Patrocinador assinam o Termo de Compromisso de Patrocínio.

  11. O proponente deve indicar a conta corrente que deve estar zerada, específica para o projeto.

  12. O proponente apresenta comprovante de depósito realizado pelo patrocinador à Secretaria de Cultura.

  13. A empresa recebe o Título de Incentivo Fiscal ao Patrocinador.

  14. Após as fases acima, a etapa seguinte é da prestação de conta.  Para obter mais informações sobre o patrocínio via FAZCULTURA, propostas inscritas e aprovadas, entre em contato através do telefone (71) 3103 3494 ou por e-mail: [email protected].