Começam no dia 5 de fevereiro e seguem até as 23 horas e 59 minutos do dia 12 do mesmo mês as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-FIES). O comunicado foi publicado no Diário Oficial da União, de 24 de dezembro. Os candidatos interessados devem acessar a página oficial do programa.
O FIES foi criado com o objetivo de ofertar financiamento estudantil e melhores condições de pagamentos para estudantes de nível superior em universidades particulares em todo país. O programa é dividido por categorias, considerando as condições específicas, como renda e análise de crédito do agente financeiro. Na primeira modalidade, o fundo oferta vagas sem taxas de juros para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos.
Já a segunda, chamada P-FIES, é direcionada a estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos. Nesse caso, o financiamento é realizado através de bancos privados ou fundos constitucionais e de desenvolvimento.
Além dos incentivos educacionais ofertados pelo governo, há também iniciativas privadas de fomento à educação, como o Educa Mais Brasil, que auxilia milhares de pessoas no país a ingressar em instituições de qualidade distribuídas em todo o território nacional.
Confira o cronograma completo do financiamento:
Inscrições: 5 de fevereiro até as 23 horas e 59 minutos do dia 12 de fevereiro.
Divulgação: 26 de fevereiro.
Período de lista de espera: 28 de fevereiro até as 23 horas e 59 minutos do dia 31 de março.