
Internos do Conjunto Penal de Itabuna participaram, nesta quinta-feira (10), de uma oficina especial de produção de Ovos de Páscoa. A atividade faz parte do projeto Padaria Escola da unidade e integra as ações do Bahia Sem Fome, programa do Governo do Estado da Bahia.
Durante a oficina, foram produzidos cerca de mil Ovos de Páscoa, que serão doados a instituições assistenciais e filantrópicas da região, como o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) Sul da Bahia, o Abrigo São Francisco de Assis e o Albergue Bezerra de Menezes. Parte dos ovos também será destinada a crianças de famílias dos próprios internos.
O secretário estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), José Castro, esteve presente na atividade e destacou a importância da ação. “A produção dos ovos de Páscoa vai muito além do simbolismo. Representa uma oportunidade de aprendizado, trabalho e dignidade para os internos, além de levar solidariedade a quem mais precisa”, afirmou.
Além da oficina, o secretário inaugurou a ampliação da Fábrica de Corte e Costura do Conjunto Penal, que agora passa a funcionar como um Polo de Confecções, com 44 máquinas em operação. A unidade fabrica enxovais para internos de toda a Bahia, além de fardamentos da Polícia Penal e de monitores de ressocialização.
As ações desenvolvidas no Conjunto Penal de Itabuna fazem parte da política de ressocialização do Governo da Bahia, em parceria com a empresa cogestora Socializa, a direção local da unidade e o Sistema de Justiça.
Segundo o secretário José Castro, o trabalho realizado na unidade demonstra que é possível conciliar segurança e ressocialização. “Com um olhar humanizado, mas sem abrir mão dos protocolos de segurança, conseguimos avançar em ações que transformam vidas e oferecem novas oportunidades para os reeducandos”, concluiu.