Moradores do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, tentam voltar à rotina após um tiroteio ocorrido momentos antes da largada da 4ª edição da Corrida Desafio pela Paz na manhã de domingo. Segundo informações do Bom Dia Rio, da TV Globo, crianças voltaram às escolas e os adultos retomaram suas atividades na manhã desta segunda-feira. Durante o domingo, homens dos batalhões de Operações Especiais (Bope), de Choque (BPChoq), e de Ação com Cães, com apoio do helicóptero águia da PM fizeram uma operação para tentar localizar os autores dos disparos. O policiamento foi reforçado na comunidade. Ninguém foi preso
Após participar da corrida com 30 policiais de seu batalhão, o comandante do Bope, tenente-coronel René Alonso, disse que os disparos foram uma tentativa de intimidar a polícia e prejudicar a corrida. Segundo ele, desde quinta-feira, quando houve o fechamento do comércio, homens do Bope começaram a policiar a região. No momento da corrida, pelo menos cinco equipes do batalhão estavam nos dois complexos.
— Já havia reforço no patrulhamento. Não poderíamos ceder e cancelar o evento, que transcorreu dentro da tranquilidade. Teve gente que ia desistir, mas, quando viu que eu e meus policiais estávamos correndo, voltou para participar — disse Alonso.